Administração Do Tempo
ONDE VOCÊ ESTÁ, PARA ONDE VOCÊ VAI e PORQUE VOCÊ QUER IR
Onde você está é a sua situação atual. Para isto, é necessário auto-crítica e auto-observação. Você deve se perceber. As suas metas representam a coordenada para onde você vai. Seus valores definem a coordenada do porquê você quer ir para suas metas. Administrar o seu tempo é priorizar o que é importante para você, é você fazer o que te aproxima das tuas metas e que faz você viver os seus valores. O resto é secundário e é perda de tempo (ou de vida).
Abaixo seguem 7 dicas para você melhor administrar o seu tempo:
[2] Use a Lei de Pareto. Ela diz que 20% das causas são responsáveis por 80% dos efeitos, isto é, 20% do que você faz explica 80% dos seus resultados. Assim, pense em quais são as atividades principais que você precisa realizar para atingir a sua meta SMART. Garanto para você que as principais não passarão de 5.
[3] Analise a sua agenda e a alocação do seu tempo na sua última semana ou no último mês. Classifique atividades em A, B, C, D ou E. Esta classificação tem a ver com o efeito que as atividades têm sobre 2 das principais coordenadas da A dministração do Tempo: metas e valores. Quando você faz ou deixa de fazer uma atividade A você gera um alto efeito (positivo ou negativo) sobre suas metas e sobre seus valores. Uma atividade B tem médio efeito, e geralmente está liga às demandas de outras pessoas, e não necessariamente às suas metas ou seus valores. Uma atividade C é gostosa de fazer mas tem zero de efeito sobre as suas metas ou seus valores (por exemplo, navegar na Internet). Uma atividade D é delegável e uma E é eliminável.
[4] Reorganize a sua agenda. Coloque o máximo de As pois são as atividades que te aproximam das tuas metas e valores. Reduza e controle as Bs, elimine as Cs, delegue as Ds e elimine as Es. Você ganha quando coloca o foco nas As e dá uma pequena olhada para as Bs.
[5] Acesse seu e-mail em horários fixos em no máximo 2 vezes por dia (salvo se você souber que está esperando algo importante). Checar a caixa de entrada a todo instante não te ajuda a se aproximar das tuas metas nem de viver os teus valores.
[7] A última e mais importante dica é a seguinte: quando você for planejar a sua semana, o seu dia ou quando surgir qualquer atividade para você ag endar, faça a você mesmo duas perguntas: esta atividade me aproxima das minhas metas? Esta atividade me faz viver pelos meus valores? Aí fica fá cil decidir.
Tenho certeza que, de uma forma ou de outra, você terá um sentimento positivo no final do dia se usar estas dicas. Quando você se aproxima das suas metas e vive pelo que é importante para você (seus valores) a sua felicidade e o seu senso de propósito aumentam. Use as dicas acima e administre melhor a sua vida e o seu tempo.
Frederico Graef – Coach e Palestrante
Membro da Sociedade Brasileira de Coaching
É interessante como essas dicas vão evitar que nós nos "pré-ocupemos", ou seja, estejamos ocupados sempre, antes da hora necessária e fiquemos eternamente ansiosos. Como diz no "Filtro Solar": "Pré-ocupação é tão eficaz quanto mascar chiclete para tentar resolver uma equação de álgebra". E é isso mesmo! Porém, como muitos de nós prezamos uma boa dose de INdisciplina e gostamos demais da liberdade (nos sentindo presos quando precisamos seguir umas regrinhas), isto passa a ser nosso maior empecilho.
Todos os recentes temas como: gerenciamento do tempo, controle da ansiedade, estresse, melhor relacionamento com a tecnologia, definição de metas, e vários outros importantes estudos nascem a partir da nossa necessidade de ajuda em nos adequarmos às mudanças constantes que nos são impostas e que vieram no pacote da globalização (esta que nos ajuda a ganhar o tão querido dindin) , sem pensar em nossa (tão importante) subjetividade! Nós não nascemos sabendo conviver com tudo isso e aprendemos com a vida (não podemos ser, de forma simples e exata, programados como máquinas).
Mas nosso corpo e mente são forçados a se adequarem às novas e mutáveis realidades... Mais que normal essa resistência quanto à adaptação! Ainda bem que temos um grande poder de adaptação (uns mais, outros menos, mas todos temos). E em meio a tudo isso, o trabalho até pode adquirir uma conotação que não é de sua essência. O trabalho deve ser fonte de prazer e bem estar. Devemos trabalhar com o que gostamos e de forma prazerosa, com um sorriso no rosto , senão nosso organismo vai pedir socorro (principalmente a longo prazo).
Contudo, não podemos deixar de lado o que nos faz bem: um passeio com a família, boas risadas com amigos e com colegas de trabalho, ver o mar ou paisagens que nos fazem bem, praticar um esporte ou exercício, brincar, viajar, tirar um tempinho para uma alimentação saudável e saborosa, mas, principalmente, estar lá de corpo e alma, aproveitar e viver aquele momento... sem pensar em nada além! É difícil?? É sim! Mas nada como o exercício... comecemos aos poucos desligando o celular, não ligando para saber de problemas, conversando com as pessoas que estão a nossa volta e valorizando o que cada uma tem a dizer e a ensinar... Não é fácil! Mas também não é impossível! Só depende de nós DESaprendermos por alguns instantes alguns comportamentos que adquirimos (e que são valorizados no nosso trabalho e sociedade) e utilizá-los apenas nos momentos certos. E parabéns para quem já consegue!!